A Sociedade dos Engenheiros Agrônomos da Região de Cruz Alta (SEARCA), desde 2001, vem contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio no Rio Grande do Sul. Com mais de 280 sócios ativos, alocados em mais de 70 municípios, a SEARCA realiza encontros técnicos mensais, com o objetivo de discutir as tendências, tecnologias, dificuldades e soluções para uma agricultura mais produtiva.
Neste contexto, no dia 14 de junho de 2022, foi realizada na cidade de Cruz Alta/RS, a palestra com o tema: “desafios e estratégias no controle de plantas daninhas visando a lucratividade”, com o Engenheiro Agrônomo e Doutor, Anderson Nunes. O palestrante, que é professor na área da Ciência das Plantas Daninhas, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, também atua como professor permanente no Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal do Paraná, Editor Associado da revista científica “Ciência Rural e Editor Chefe da revista “Advances in Weed Science”.
Na oportunidade, o professor discutiu aspectos relevantes para o agricultor, que a cada safra, trava uma batalha contra as interferências que afetam a produtividade e consequentemente a lucratividade da lavoura. Neste contexto, Anderson destaca:
A principal regra é sempre semear no limpo;
No trigo, o uso de pré-emergentes ideal é no modo plante/aplique;
Ao semear o trigo, dê preferência para as áreas onde na safra anterior foi cultivado milho;
Os pós-emergentes perdem eficiência com o crescimento da planta. Sempre controle enquanto pequena;
A mistura de glufosinato + PROTOX possui sinergismo para plantas daninhas de folhas largas.
A Diretoria da SEARCA, destaca que palestras como esta reforçam o compromisso da Sociedade, com a promoção de novas alternativas aos profissionais da área, que estão em busca de soluções eficientes para as lavouras.
#SARGSagronomia
#AgronomiaGaúcha
#ConectaAgronomiaRS
#SaberAgronômico
#CBA2023PelotasRS