Expositor:
Dr. Eng. Agr. PEDRO ALBERTO SELBACH – Professor do Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS.
Painelistas:
Dr. Eng. Agr. PEDRO LUIZ DE FREITAS – Pesquisador da Embrapa Rio de Janeiro-RJ.
Dr. Eng. Agr. OSWALDO JÚLIO VISCHI FILHO – Coordenador de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
Dr. Eng. Agr. EDUARDO B. T. MENDES – Diretor de Assuntos Parlamentares da CONFAEAB.
Dr. Eng. Agr. ARNALDO COLOZZI – Pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Agrícola do Paraná IAPAR-EMATER.
Participação especial:
Dr. Eng. Agr. KLEBER SANTOS – Presidente da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEB).
MBA Executivo GUILLERMO CARVAJAL – Diretor de Sustentabilidade América Latina Syngenta.
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, SYNGENTA, CONFAEAB, CREA-RS
Apoio:
Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS),
Embrapa – Rio de Janeiro,
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER,
Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo;
Patrocínio:
STARA – Agrícola Pezzi e Ruwer, Mondial Lab, OYKOS – Projetos e Consultoria Ambiental, LimArroz sementes, Simbiose, SENGErs.
Curta a página da SARGS.
Política Nacional de Uso e Conservação do Solo Rural no Brasil - Proposta de Projeto de Lei da CONFAEAB
Data: 14/10/2021 (quinta-feira) - Hora: 19:30h
Síntese: Para finalizar o I Simpósio Estadual da SARGS: Agricultura Conservacionista nas cadeias produtivas do Rio Grande do Sul; a SARGS juntamente com a Syngenta e em parceria com a Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil trazem para esta última live uma abordagem sobre o projeto de lei da Politica Nacional de Uso e Conservação do Solo Rural no Brasil. A PL foi uma iniciativa da CONFAEAB que teve inicio após o Congresso Brasileiro de Agronomia no Rio de Janeiro-RJ, com a coordenação de um grupo de trabalho composto por pesquisadores de várias instituições de todo o país, e o resultado deste trabalho será apresentado na integra no Congresso Brasileiro de Agronomia deste ano em Florianópolis-SC. Além da apresentação por parte de membros do GT, teremos a participação especial do Presidente da CONFAEAB, Eng. Agr. Kléber Santos e do Diretor de Sustentabilidade para a América Latina da Syngenta, Sr. Guillermo Carvajal.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositor:
Eng. Agr. Vanderlei Neu – Integrante do Clube Amigos da Terra (CAT) e Sócio da SEARCA
Painelistas:
Eng. Agr. Hilário Thevenet – Presidente da Associação dos Engenheiros de Passo Fundo/RS (AEAPF)
MSc. Eng. Agr. Rodrigo Rubim Rossato – Vice-Presidente da Sociedade de Engenheiros Agrônomos da Região de Cruz Alta (SEARCA)
Eng. Agr. Fábio Borges Fanfa – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Porto Alegre/RS (AEAPA)
Dr. Eng. Agr. Murilo Santos – Coordenador do curso de Agronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS)
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, SYNGENTA, AEAPF, SEARCA, AEAPA
Apoio:
UCS, CONFAEAB, CREA-RS, CLUBE AMIGOS DA TERRA
Patrocínio:
STARA – Agrícola Pezzi e Ruwer, Agroplan, Mondial Lab, OYKOS – Projetos e Consultoria Ambiental, LimArroz sementes, Simbiose, SENGE.
Curta a página da SARGS.
A RETOMADA DO CLUBE AMIGOS DA TERRA E A AGRICULTURA CONSERVACIONISTA NA CULTURA DO MILHO
Data: 07/10/2021 (quinta-feira) - Hora: 19:30h
Síntese: O Clube Amigos da Terra foi uma iniciativa pioneira organizado por produtores e técnicos em vários municípios, que deram bases a agricultura conservacionista no país. Da mesma forma, a cultura do milho também passou por inúmeros processos consagrando-se atualmente como uma das mais importantes culturas agrícolas brasileiras. Nesse sentido o palestrante irá trazer informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Clube de Amigos da Terra da região de Palmeiras das Missões desde a sua fundação no ano de 1983 até os dias atuais, em especial as técnicas empregadas na cultura do milho, a inserção de tecnologia e um panorama futuro sobre a demanda de alimentos e as necessidades de produção sustentável. Os painelistas discorrerão sobre o assunto contribuindo com suas experiências na produção, na pesquisa, no ensino e na extensão rural nas principais regiões produtoras do Estado.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositor:
Dr.ª Eng. Agr. Kassiana Kehl – Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e Fórum Gaúcho de Comitês de Bacia Hidrográficas (FGCBHs)
Painelistas:
Esp. Eng. Agr. Adriano Callegari – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Encosta Superior do Nordeste (AEANE)
Esp. Eng. Agr. Fernando Luís Barcellos Mallmann – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT)
Eng. Agr. Gustavo Dalla Nora – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Palmeiras das Missões (AEAPAL)
MSc. Eng. Agr. Elisabete Gabrielli – Coordenadora do curso de Agronomia da Universidade Luterana do Brasil, Campus Canoas-RS (ULBRA)
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, SYNGENTA, AEANE, ASEAT, AEAPAL.
Apoio:
FUNDAÇÃO PRÓ-SEMENTES, ULBRA, CONFAEAB, CREA-RS.
Patrocínio:
STARA – Agrícola Pezzi e Ruwer, Agroplan, LimArroz Sementes, OYKOS – Projetos e Consultoria Ambiental, Biotrigo Genética, Geo Drone, SENGE.
Curta a página da SARGS.
AGRICULTURA CONSERVACIONISTA NA CULTURA DO TRIGO
Data: 21/09/2021 (terça-feira) - Hora: 19h
Síntese: Conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a rentabilidade na triticultura chegou a 34% na safra 2020/21. A alta no preço das commodities é o principal incentivo ao produtor, indicando aumento de área de cultivo de trigo em todo o Brasil, tanto para produção de grãos como de forragens. As áreas indicadas para o cultivo de trigo no país são o Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além da região de Cerrado na Bahia. Em praticamente todas as regiões é esperado um aumento na área de cultivo. Durante o evento, a palestrante irá abordar sobre a agricultura conservacionista na cultura do trigo, com foco em técnicas produtivas que auxiliam o produtor a alcançar altas produtividades, em especial o manejo com o solo favorecendo a infiltração de água e melhorando as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Além disso, o uso de tecnologias e de variedades melhoradas adequadas para cada região seja para produção de grãos ou de forragens, são essenciais para alcançar bons resultados com a cultura. Os painelistas discorrerão sobre o assunto contribuindo com suas experiências na produção, na pesquisa, no ensino e na extensão rural em regiões diversas do Rio Grande do Sul.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositor:
MSc. Eng. Agr. Ivo Mello – Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e Fórum Gaúcho de Comitês de Bacia Hidrográficas (FGCBHs)
Painelistas:
MSc. Eng.ª Agr.ª Mônia de Almeida Schlüter – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana (ASSEAGRU).
Dr. Eng. Agr. Moacir Cardoso Elias – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL).
Esp. Eng. Agr. Jerson Luiz Pinto Dos Santos – Diretor da Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Cachoeira do Sul (NEA).
Dr. Eng. Agr. Dirceu Agostinetto – Diretor da Faculdade de Agronomia "Eliseu Maciel" da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, SYNGENTA, ASSEAGRU, AEAPEL, NEA.
Apoio:
IRGA, FGCBHs, UFPEL, CONFAEAB, CREA-RS.
Patrocínio:
STARA – Agrícola Pezzi e Ruwer, Agroplan, LimArroz Sementes, SENGE, OYKOS.
Curta a página da SARGS.
PLANTIO DIRETO E O MANEJO DAS ÁGUAS NA CULTURA DO ARROZ
Data: 10/08/2021 (terça-feira) - Hora: 19:30h
Síntese: O arroz é uma cultura de grande importância na alimentação humana, sendo o Brasil o 9° maior produtor do cereal no mundo. O Rio Grande do Sul detém 56,8% da área cultivada e 70,8% da produção nacional, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Durante a noite será apresentado um histórico de evolução e as principais práticas agrícolas que permitiram o Estado aumentar significativamente sua produção ao longo dos anos, construindo um dos sistemas de produção mais sustentáveis em todo o planeta. Pesquisas de instituições sérias e comprometidas, que aliaram a inserção de boas práticas de manejo de solo e de água, melhoramento genético, tecnologias, inovação e extensão rural fizeram a produtividade saltar de 2,3 ton/ha no início dos anos 1940 para as 9 ton/há na safra 2020/2021. Os painelistas discorrerão sobre o assunto contribuindo com suas experiências na produção, na pesquisa, no ensino e na extensão rural nas principais regiões produtoras do Estado.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositor:
Esp. Eng. Agr. Rodrigo Alessio – Produtor Rural e Vice Presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP)..
Painelistas:
MSc. Eng.ª Agr.ª Jordana Schiavo – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU).
Esp. Eng. Agr. Jônadan Hsuan Min Ma – Presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) e da Confederação das Associações Americanas para a Agricultura Sustentável (CAAPAS).
Eng.ª Agr.ª Marta Coutinho da Silva – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Vitória do Palmar (AEASVP).
Dr. Eng. Agr. Vilson Antonio Klein – Coordenador do Curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, SYNGENTA, APAJU, AEASVP.
Apoio:
FEBRAPDP, CAAPAS, CONFAEAB, CREA-RS, UPF.
Patrocínio:
Viveiros WERLE, SENGE, Agro Precision, STARA – Agrícola Pezzi e Ruwer, Maxiagro Sementes e Cereais, Taboão Sementes e Onduline.
Curta a página da SARGS.
AGRICULTURA REGENERATIVA E O USO DE FORRAGEIRAS DE INVERNO E PLANTAS DE COBERTURA NA CONSERVAÇÃO DO SOLO.
Data: 22/07/2021 (quinta) - Hora: 19:30h
Síntese: Diante da tendência cada vez maior de preocupação por parte da sociedade pela preservação ambiental e da sustentabilidade dos ecossistemas, as empresas estão buscando desenvolver métodos de produção que atendem a essas premissas. Com esse enfoque, serão abordadas técnicas utilizadas na agricultura regenerativa com base em processos naturais que prezem pelo não esgotamento dos recursos naturais e pela recuperação e proteção de solos. O uso de forrageiras de inverno e de plantas de cobertura dentro do conceito maior da agricultura conservacionista são ferramentas ao alcance dos agricultores e que possuem capacidade de proporcionar aumento de produtividade e colaborar para a manutenção dos sistemas de produção agrícola. Os painelistas discorrerão sobre o assunto contribuindo com suas experiências na produção, na pesquisa, no ensino e na extensão rural.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositor:
MSc. Eng. Agr. Ivo Mello – Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) e Fórum Gaúcho de Comitês de Bacia Hidrográficas (FGCBHs)
Painelistas:
MSc. Eng.ª Agr.ª Mônia de Almeida Schlüter – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana (ASSEAGRU).
Dr. Eng. Agr. Moacir Cardoso Elias – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL).
Esp. Eng. Agr. Jerson Luiz Pinto Dos Santos – Diretor da Núcleo de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Cachoeira do Sul (NEA).
Dr. Eng. Agr. Dirceu Agostinetto – Diretor da Faculdade de Agronomia "Eliseu Maciel" da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, SYNGENTA, ASSEAGRU, AEAPEL, NEA.
Apoio:
IRGA, FGCBHs, UFPEL, CONFAEAB, CREA-RS.
Patrocínio:
STARA – Agrícola Pezzi e Ruwer, Agroplan, LimArroz Sementes, SENGE, OYKOS.
Curta a página da SARGS.
PLANTIO DIRETO E O MANEJO DAS ÁGUAS NA CULTURA DO ARROZ
Data: 10/08/2021 (terça-feira) - Hora: 19:30h
Síntese: O arroz é uma cultura de grande importância na alimentação humana, sendo o Brasil o 9° maior produtor do cereal no mundo. O Rio Grande do Sul detém 56,8% da área cultivada e 70,8% da produção nacional, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Durante a noite será apresentado um histórico de evolução e as principais práticas agrícolas que permitiram o Estado aumentar significativamente sua produção ao longo dos anos, construindo um dos sistemas de produção mais sustentáveis em todo o planeta. Pesquisas de instituições sérias e comprometidas, que aliaram a inserção de boas práticas de manejo de solo e de água, melhoramento genético, tecnologias, inovação e extensão rural fizeram a produtividade saltar de 2,3 ton/ha no início dos anos 1940 para as 9 ton/há na safra 2020/2021. Os painelistas discorrerão sobre o assunto contribuindo com suas experiências na produção, na pesquisa, no ensino e na extensão rural nas principais regiões produtoras do Estado.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositor:
Esp. Eng. Agr. Rodrigo Alessio – Produtor Rural e Vice Presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP)..
Painelistas:
MSc. Eng.ª Agr.ª Jordana Schiavo – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU).
Esp. Eng. Agr. Jônadan Hsuan Min Ma – Presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP) e da Confederação das Associações Americanas para a Agricultura Sustentável (CAAPAS).
Eng.ª Agr.ª Marta Coutinho da Silva – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Vitória do Palmar (AEASVP).
Dr. Eng. Agr. Vilson Antonio Klein – Coordenador do Curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, SYNGENTA, APAJU, AEASVP.
Apoio:
FEBRAPDP, CAAPAS, CONFAEAB, CREA-RS, UPF.
Patrocínio:
Viveiros WERLE, SENGE, Agro Precision, STARA – Agrícola Pezzi e Ruwer, Maxiagro Sementes e Cereais, Taboão Sementes e Onduline.
Curta a página da SARGS.
AGRICULTURA REGENERATIVA E O USO DE FORRAGEIRAS DE INVERNO E PLANTAS DE COBERTURA NA CONSERVAÇÃO DO SOLO.
Data: 22/07/2021 (quinta) - Hora: 19:30h
Síntese: Diante da tendência cada vez maior de preocupação por parte da sociedade pela preservação ambiental e da sustentabilidade dos ecossistemas, as empresas estão buscando desenvolver métodos de produção que atendem a essas premissas. Com esse enfoque, serão abordadas técnicas utilizadas na agricultura regenerativa com base em processos naturais que prezem pelo não esgotamento dos recursos naturais e pela recuperação e proteção de solos. O uso de forrageiras de inverno e de plantas de cobertura dentro do conceito maior da agricultura conservacionista são ferramentas ao alcance dos agricultores e que possuem capacidade de proporcionar aumento de produtividade e colaborar para a manutenção dos sistemas de produção agrícola. Os painelistas discorrerão sobre o assunto contribuindo com suas experiências na produção, na pesquisa, no ensino e na extensão rural.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositor:
Dr. Eng. Agr. José Pedro Pereira Trindade – Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (Bagé)
Painelistas:
Dr. Eng. Agr. Fernando Pereira de Menezes – Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (ABEA), Coordenador Faculdade de Agronomia IDEAU.
Eng.ª Agr.ª Daiane Barreiro Greco – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana (ASSEAGRU).
Esp. Eng. Agr. Gerson Rodrigues Ferreira – Associação Pedritense dos Engenheiros Agrônomos (APEA).
M.ª Méd.ª Vet.ª Thais Pires Lopa – Supervisora de Campo ATeG Fronteira Oeste do RS (SENAR).
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Gonçalves Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, SYNGENTA, ABEA, ASSEAGRU, APEA
Apoio:
EMBRAPA, IDEAU, SENAR-RS, CONFAEAB, CREA-RS
Patrocínio:
BEIFORT, Viveiros WERLE, GRAZMEC, AGROPLAN, SENGE, ONDULINE
Curta a página da SARGS.
I Simpósio Estadual da SARGS:
Data: 25/06/2021 (sexta-feira) - Hora: 19:30h
Síntese: Será apresentado um panorama sobre a situação dos campos nativos da metade sul do Rio Grande do Sul, em especial nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, que concentram os maiores rebanhos de bovinos, bufalinos, ovinos e equinos do Estado. Serão apontados os erros mais comuns de manejo e suas consequentes contribuições para degradação dos solos e propagação de plantas daninhas como o capim annoni. Também serão apresentados resultados de pesquisas referentes às técnicas sustentáveis como aplicação de calagem, adubação, diferimento, altura de entrada e saída dos animais, pastejo rotacionado, ajuste de carga animal e introdução de espécies forrageiras de inverno. A contribuição dos profissionais da assistência agronômica, bem como o conhecimento das particularidades de cada região, são premissas para o sucesso dos sistemas de produção. O manejo conservacionista de solo e do próprio campo nativo como ferramenta para aumento de produção em convívio com a biodiversidade local, mostra o potencial da produção agropecuária da região em consonância com as exigências mundiais por sustentabilidade. Os painelistas irão discorrer sobre o assunto contribuindo com suas experiências em regiões diversas do Estado.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositores:
PhD. Eng. Agr. Nereu Streck – Professor da UFSM e Coordenador da Equipe PhenoGlad no Rio Grande do Sul.
Dr.ª Eng.ª Agr.ª Leosane Cristina Bosco – Professora da UFSC e Coordenadora da Equipe PhenoGlad em Santa Catarina
Painelistas:
• Eng. Agr. Valmor Christmann – Sociedade de Agronomia de Santa Maria (SASM) e CREA-RS.
• MSc. Eng.ª Agr.ª Denize C. Frandoloso – Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Rio Pardo (AEAVARP), CONFEA e CREA-RS.
• Esp. Eng. Agr. Monique Chaves – Assistente Técnica Regional em Floricultura e Turismo Rural da Emater/Ascar.
Moderador:
MSc. Eng. Agr. Leonardo Cera – Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, Syngenta, AEAVARP, SASM.
Apoio:
UFSM, UFSC, PhenoGlad, CREA-RS, EMATER
Patrocínio:
Beifort, Natura Floricultura, Carolina Soil, Fluida, Aflori
Curta a página da SARGS.
#Live02/08 - • A Floricultura no sistema de produção: um olhar para a sustentabilidade.
• Produção de flores em sistema conservacionista de solo: o case de gladíolo no projeto Flores para Todos.
Data: 06/05/2021 (quinta) - Hora: 20:00h
Síntese: Serão apresentadas técnicas de conservação de solo na Floricultura e na produção de Plantas Ornamentais, contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas. A abordagem terá como base os resultados práticos do Projeto Flores para Todos, desenvolvido pelas Equipes PhenoGlad, ação conjunta de várias Universidades e entidades de assistência ao produtor, em 109 propriedades rurais de 87 municípios em sete estados brasileiros. No Rio Grande do Sul, o projeto tem o apoio da Emater/RS-Ascar, e já produziu mais de 90 mil hastes florais de gladíolo, 20 mil de statice e 2 mil de girassol, a maioria em sistema de cultivo mínimo ou direto na palha. Como resultados práticos mais relevantes cita-se a diversificação de atividades nas propriedades rurais, a valorização da mulher e o fato de mais de 80% dos produtores que iniciaram o trabalho, permaneceram cultivando flores. Estes resultados são fundamentais para complementação de renda das famílias e estimular a permanência dos jovens no campo visando à sucessão familiar. O Projeto Flores para Todos também já chegou em 16 escolas rurais, levando a floricultura de corte e a jardinagem como técnica pedagógica inovadora para a formação dos futuros cidadãos brasileiros. Os painelistas irão discorrer sobre o tema, contribuindo com suas experiências na pesquisa, no cultivo, sobre a legislação, a responsabilidade técnica e a comercialização de flores e plantas ornamentais.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Expositor:
• Dr. Eng. Agr. Alencar Junior Zanon – Professor da UFSM e Coordenador da Equipe Field Crops.
Painelistas:
• MSc. Eng. Agr. Geovano Parcianello - Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA).
• Eng. Agr. Marlon Casanova - Associação dos Engenheiros Agrônomos de Getúlio Vargas e região (AEAGV).
• Esp. Eng. Agr. Alexandre Zillmer - Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pananbi, Santa Bárbara do Sul e Condor (AEAPSC).
• Dr. Eng. Agr. Alisson Zarnott – Coordenador do curso de Agronomia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Moderador:
• MSc. Eng. Agr. Leonardo Cera - Presidente da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS).
Realização:
SARGS, Syngenta, AEAA, AEAGV, AEAPSC
Apoio:
UFSM, Field Crops
Curta a página da SARGS.
#Live01/08 - QUANTO O RIO GRANDE DO SUL DEIXA DE PRODUZIR DE SOJA POR SECA?
Data: 22/04/2021 (quinta) - Hora: 20:00h
Síntese: Será apresentado de forma sucinta os avanços na agricultura brasileira ao longo dos anos após a introdução do plantio direto e de outras técnicas de agricultura conservacionista. A abordagem principal dar-se-á em torno do tema perda de produtividade em lavouras de soja no Rio Grande do Sul devido a deficiência hídrica, e terá como objetivo chamar a atenção para a importância da execução de boas práticas agrícolas, em especial o manejo de solo e seus benefícios para o aumento de produtividade, mesmo em situações diversas. Serão apresentados alguns cases de sucesso acompanhados pelo grupo de pesquisa Field Crops. Os painelistas irão discorrer sobre o assunto contribuindo com suas experiências em regiões diversas do Estado.
Direto do Canal da SARGS no YouTube:
Promoção:
• Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS)
• Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ)
• Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU)
• Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Rio Pardo (AEAVARP)
Apoio:
• Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB)
Curta a página da SARGS.
Moderadora:
• Eng. Agrônoma Marta Helena Ebert Hamm Oliveira – Presidente em exercício da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), Ex-presidente da Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (ABEA).
Painelistas:
• Eng. Agrônoma Marta Helena Ebert Hamm Oliveira – Presidente em exercício da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), Ex-presidente da Associação Bageense de Engenheiros Agrônomos (ABEA).
• Eng. Agrônoma Ana Paula Guimarães – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro (AEARJ), Coordenadora Adjunta do CDER-RJ;
• Eng. Agrônoma Jordana Schiavo – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU);
• Eng. Agrônoma Denize Cristina Leite Frandoloso – Coordenadora da Câmara Especializada de Agronomia do CREA-RS (CEAGRO-RS);
• Eng. Agrônoma Andréa Brandoni da Rocha – Ex-Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Rio Pardo (AEAVARP), Ex-Coordenadora do CDER-RS, Conselheira Federal Eleita.
Data: 24/10/2020 (sábado) - Hora: 18:30h
Promoção:
• Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS)
• Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA)
• Associação dos Engenheiros Agrônomos de São Borja (AEASB)
• Associação dos Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana (ASSEAGRU)
Apoio:
• Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB)
• Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA)
Curta a página da SARGS.
Painelistas:
• Eng. Agrônomo Ivo Mello, Diretor Técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), Ex-presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA);
• Eng. Agrônomo Rogério Peracchia Machado - Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana (ASSEAGRU);
• Eng. Agrônomo Luiz Joaquim Pinto Lopes – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de São Borja (AEASB).
Moderador:
• Eng. Agrônomo Leonardo Cera - Presidente da SARGS, Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA).
Data: 15/10/2020 (quinta-feira) - Hora: 13h30min
Promoção:
• Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS)
• Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL)
• Associação dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria (ASAV)
Apoio:
• Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (CONFAEAB)
• LACSA Agro
Curta a página da SARGS.
Convidados:
• Eng. Agrônomo Regis Silvori Silva dos Santos – Ex presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos de Vacaria (ASAV), Pesquisador da Embrapa e membro da SARGS.
• Médico Veterinário Luiz Arthur Cury – Sócio proprietário da empresa LACSA, produtor de inseticidas biológicos.
Moderador:
• Eng. Agrônomo Moacir Cardoso Elias - Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL), Professor da UFPEL-FAEM, membro da SARGS e ganhador do Prêmio Futuro da Terra 2020.
Data: 12/10/2020 (segunda-feira) - Hora: 20 h