A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo (AEAPF) em parceria com a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS) e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) realizaram uma palestra sobre Sistema Campo Limpo e Economia Circular na Agricultura.
O evento foi realizado no dia 30 de maio de 2022 na sede da AEAPF em Passo Fundo-RS, e contou com a participação de profissionais associados e estudantes do curso de Agronomia da Universidade de Passo Fundo (UPF).
Conforme o palestrante Eng. Agr. Mario Kazuchira Fujii, Diretor de Logística do inpEV, o Sistema Campo Limpo é o nome do programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, no qual o inpEV atua como núcleo de inteligência abrangendo todas as regiões do país e tendo como base o conceito de responsabilidade compartilhada, onde agricultores, indústria fabricante, canais de distribuição e poder público têm papéis e responsabilidades específicas no fluxo de funcionamento do programa, definidas por lei.
O Coordenador Regional de Operações do inpEV, Eng. Agr. Gelson Lang, comenta que essa capilaridade das ações e a excelência na articulação entre os diferentes agentes da cadeia produtiva agrícola no sistema fazem do Brasil uma referência mundial na destinação ambientalmente correta de embalagens vazias de defensivos com uma média anual de 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas.
Para o Presidente da SARGS, Eng. Agr. Leonardo Cera, o Brasil é o grande produtor de alimentos do mundo e tem uma agropecuária alicerçada em bases sustentáveis, sendo a logística reversa de embalagens de agrotóxicos um dos maiores sucessos da política nacional de resíduos sólidos. Para o Presidente e o Tesoureiro da AEAPF, engenheiros agrônomos Ricardo Tielet e Hilário Thevenet, o evento além de oportunizar aprendizado aos associados da entidade, valorizou o excelente trabalho desempenhado pelo inpEV.
#SARGSagronomia
#AgronomiaGaúcha
#ConectaAgronomiaRS
#SaberAgronômico
#CBA2023PelotasRS