A Faculdade de Agronomia da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) iniciou suas atividades no ano de 2009, inserindo-se num contexto educacional que em 2022 completa 100 anos de atividade e que tem as ações voltadas para o setor primário, base da economia da região em que está inserida.
A grade curricular praticada na Faculdade de Agronomia da SETREM é ampla, eclética e abrange cinco grandes áreas do conhecimento relativo ao setor agropecuário: engenharia, fitotecnia, zootecnia, gestão e ações ambientais. Nesse contexto, além de estágio curricular supervisionado e trabalho de conclusão de curso ocorrem as práticas profissionais desenvolvidas em propriedades rurais. Os acadêmicos têm contato com o sistema profissional CONFEA/CREA, SENGE, Mútua e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região Noroeste do Rio Grande do Sul (AENORGS) e Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), sendo incentivados a participarem, na convicção de que o futuro da representação da categoria profissional pode e deve se consolidar, ano após ano, desde o ensino.
Além de vários laboratórios (de Sementes, de Análise de Solos, Microbiologia, Química, Física, Topografia e Cartografia, Laboratório de Controle Biológico de Insetos – LACOBIOS) o curso conta, entre outros ambientes, com área experimental, horta, estufas, tambo e pomar, todos localizados em uma área de 52 hectares.
Segundo o Coordenador da Faculdade de Agronomia da SETREM, professor M.Sc. Eng. Agr. Marcos Caraffa, essa excepcional infraestrutura permite a realização de muitas atividades práticas, aliada as pesquisas desenvolvidas em parceria com empresas e instituições públicas e privadas do setor agropecuário e administrativas da organização social, geram inclusive bolsas de iniciação científica, que tem contribuído para alavancar o processo de ensino-aprendizagem, o que é reconhecido pelo MEC em seus processos avaliativos, nos quais a Faculdade de Agronomia SETREM sempre logrou conceito quatro ou cinco, considerando tanto a nota ENADE como o IDD.
#SARGSagronomia
#AgronomiaGaúcha
#ConectaAgronomiaRS
#SaberAgronômico
#CBA2023PelotasRS