O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Alegrete (CMDA) é um órgão colegiado de máxima representação da agropecuária do município, criado no ano de 1980, tem como atuação ser consultivo, fiscalizador e assessorar o Poder Executivo. Seus objetivos são as análises, aprovações, implantações e acompanhamento de projetos e ações.
No dia 17 de maio de 2022 foram empossados os conselheiros titulares e suplentes das 26 Instituições membros e eleita a nova diretoria do Conselho para o período 2022-2024, assim composta: Presidente - Leonardo Gonçalves Cera (SARGS); Vice-presidente - José Mário da Silva Araújo Mafaldo (FETAG); 1ª Secretária - Adriana Stigger (URCAMP); 2º Secretário - Briner Martins Ferreira (CEA); Tesoureiro - Luiz Plastina Gomes (SRA).
Conforme relato do vice-presidente José Mario, Alegrete tem se mantido entre os 5 municípios gaúchos com maior Produto Interno Bruto (PIB) Agropecuário, já ocupando a posição de primeiro e segundo nos anos 2012 e 2018, respectivamente. O município possui os maiores rebanhos de bovinos e bubalinos (600 mil cabeças), o segundo de ovinos (200 mil animais) do Estado, além de ser o maior produtor de leite da Fronteira Oeste e o 4º que mais produz arroz no Brasil com uma área cultivada de 55 mil hectares. A cultura da soja vem crescendo e já ocupou 100 mil ha na safra 2021/22 e tem potencial de chegar a 200 mil ha nos próximos anos, mas outras atividades como a apicultura, hortifruticultura, produção de citros, oliveira e nogueira pecan também estão em ascensão.
O presidente Leonardo Cera comentou que esses números evidenciam a importância do agronegócio para a economia regional, sendo o objetivo da nova gestão envolver as instituições e seus representantes para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Agropecuário de Alegrete, e oportunizar momentos de inovações para o aperfeiçoamento e sustentabilidade das cadeias produtivas do AGRO.
#SARGSagronomia
#AgronomiaGaúcha
#ConectaAgronomiaRS
#SaberAgronômico
#CBA2023PelotasRS