A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo (AEAPF), filiada da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), promoveu no dia 21 de março de 2022 uma palestra técnica para seus associados, com o tema "ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR A SENSIBILIDADE DA FERRUGEM DA SOJA À FUNGICIDAS".
A palestra foi ministrada pelo Dr. Eng. Agr. Erlei Melo Reis, profissional com vasto currículo. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1964), concluiu mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo - Esalq (1972) e doutorado em Fitopatologia - Washington State University (1980). Foi pesquisador da Embrapa Trigo durante 20 anos e professor de pós-graduação em fitopatologia da Universidade de Passo Fundo (UPF). Tem experiência em fitopatologia nas culturas Triticum aestivum, Zea mays, Hordeum vulgare, Glycine max. Trabalhou com plantio direto, controle químico, quantificação de danos, previsão de doenças de plantas e patologia de sementes. Atualmente dirige o Instituto Agricervice e é docente da Pós Graduação da Universidade de Buenos Aires, Argentina.
Conforme o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Passo Fundo (AEAPF), Eng. Agr. Ricardo Tielet, o objetivo do evento foi provocar nos participantes uma forma de repensar as aplicações de produtos, bem como as misturas utilizadas pelos produtores de soja no Brasil. Atualmente, as empresas vêm com pacotes tecnológicos prontos e o trabalho agronômico das lavouras fica em segundo plano. Quem possui a capacidade de identificar a necessidade e o momento de aplicação de algum produto é o Engenheiro Agrônomo e não uma tabela pronta, concluiu o presidente Tielet.
O evento foi realizado a partir da 13h30min na sede da AEAPF, em Passo Fundo-RS. O Eng. Agr. Hilário Thevenet, tesoureiro da AEAPF informou que 33 colegas participaram da palestra e foi cobrado o valor de R$ 30,00 para sócios e R$ 50,00 para não sócios, recursos que serão usados nas despesas fixas da entidade.
#SARGSagronomia
#AgronomiaGaúcha
#ConectaAgronomiaRS
#SaberAgronômico