Sociedade de Agronomia do RS

NOTÍCIAS - sargs

PRESIDENTE DA ASEAT ENG. AGR. MARCUS OUTEMANE PARTICIPOU DO DIA DE CAMPO SOBRE A CULTURA DO LÚPULO EM LAJEADO–RS.

O Brasil é o 3º maior produtor de cervejas do mundo, atrás de EUA e China, porém importa 100% do lúpulo usado na fabricação da bebida. Mas essa realidade tende a mudar nos próximos anos com o avanço da cultura e a assessoria agronômica junto aos produtores rurais.

Somente no ano de 2020, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (APROLÚPULO), a área de plantio no país aumentou 110% em relação a 2019, chegando a 42 hectares e 24 toneladas produzidas. Santa Catarina é o Estado com maior percentual de produtores (27%), seguido por Rio Grande do Sul (22%), São Paulo (18%), Paraná (7%), Minas Gerais (6%) e Rio de Janeiro (5%).

Encerrando um ciclo de três edições, aconteceu no dia 05 de março de 2022 no Lúpulo Dona Inês no município de Lajeado, um dia de campo para tratar sobre a produção de lúpulo no Rio Grande do Sul. Na oportunidade houve visitação técnica nas áreas de cultivo e apresentação de informações sobre a cultura, além da condução de práticas de colheita e brassagem. A promoção foi da Cervejaria Salva, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), APROLÚPULO e dos empreendimentos Lupulina Hops e Lúpulo Dona Inês.

Conforme o Eng. Agr. Marcus Outemane, presidente da ASEAT, entidade filiada a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), o lúpulo é o ingrediente que dá o amargor e o aroma da cerveja, tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, digestivas, entre outras. Ainda Outemane explica que o aumento da produção está ligado ao crescimento das cervejarias de produção artesanal no país e a demanda por um lúpulo com maior qualidade, também utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia.

Em 2020, segundo o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura (MAPA), o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas, um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior. O registro é feito pelo MAPA considerando elementos como capacidade técnica e condições higiênico sanitárias do empreendimento.

Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS
Sociedade de Agronomia do RS

Fotos: Andrea Zysko

#SARGSagronomia

#AgronomiaGaúcha

#ConectaAgronomiaRS

#SaberAgronômico

fale com a sargs

Envie sua mensagem para o email: sargs@outlook.com.br / sargs.agro@gmail.com através do formulário abaixo que responderems o mais breve possível

ENDEREÇO

Rua Gen. Andrade Neves, 159, 11º andar - Sala 111
Ed. Amazonas - Centro Histórico
CEP: 90010-210 | Porto Alegre/RS

FALE CONOSCO

Fones: (51) 3226-6931 / (55) 99606-0760
sargs@outlook.com.br / sargs.agro@gmail.com
Facebook: @sociedadedeagronomiars