A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), o Instituto Brasileiro de Olivicultura (IBRAOLIVA) e a Prefeitura de Viamão realizaram, no dia 04 de março de 2022, a 10ª Abertura da Colheita da Oliva na Estância das Oliveiras.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de azeitonas e de azeite extravirgem, neste concentra 75% da produção. Dado a estiagem e a distribuição irregular de chuvas no Estado, o IBRAOLIVA avalia que a produção da safra 2022 se iguale à de 2021, com 202 mil litros de azeite.
A olivicultura está em ascensão, e de acordo com o coordenador do Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura (PRÓ-OLIVA) M.Sc. Eng. Agr. Paulo Lipp João, as instituições Emater-RS, SEAPDR e IBRAOLIVA estão realizando levantamento nos 497 municípios gaúchos para atualizar os números. Em 2021, a produção foi de 2 mil toneladas e identificado 191 produtores que plantaram oliveiras em 6 mil hectares, estando desses 2.100 ha em idade de colheita.
Durante o evento, pesquisadores da SEAPDR divulgam trabalhos realizados com oliveiras. Conforme dados preliminares, 36 olivais investigados apontaram a antracnose, o repilo (olho de pavão) e a cercosporiose (emplumado) como as doenças mais frequentemente, enquanto lagartas, formigas e cochonilhas são as pragas mais presentes nos olivais. Através do estudo, avaliaram-se aspectos nutricionais, e as análises de cálcio e de nitrogênio apontaram que 41% das amostras estão com teores foliares abaixo do adequado, e para solucionar estes problemas, a consultoria agronômica é importante.
A maior parte da olivicultura está nas regiões da Campanha, da Serra do Sudeste e da Depressão Central. A atividade além do consórcio com a ovinocultura, também tem mostrado potencial turístico, atraindo cada vez mais visitantes para as propriedades em função das paisagens e da experiência de degustação de azeites. Atualmente existem no Estado 15 indústrias de extração de azeite extravirgem e cerca de 50 marcas de produtores gaúchos.
#SARGSagronomia
#AgronomiaGaúcha
#ConectaAgronomiaRS
#SaberAgronômico