O solo é o recurso natural que sustenta a vida na Terra, por isso a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí (APAJU), em alusão ao dia mundial do solo, comemorado no dia 5 de dezembro, realizou três lives em dezembro de 2020.
A primeira foi no dia 01, com a temática “Sistema Solo: Organismo vivo e sustentável” e contou com a participação dos engenheiros agrônomos Dr.ª Cláudia Görgen, Marcelo Chiapetta e Esp. Edi Verner Jann. A segunda live aconteceu no dia 04 e tratou sobre “Sistema Solo: Manejo e Conservação” tendo a contribuição da Eng.ª Agr.ª, PhD. Ana Lúcia Londero e do agricultor Laércio Dalla Vecchia, Campeão Nacional de Máxima Produtividade do CESB – 2019/2020.
A última live foi realizada no dia 07 e trouxe a palestra “Tecnologia BioAS: uma maneira simples e eficiente de avaliar a qualidade do solo” ministrada pela Eng.ª Agr.ª Dra. Lêda de Carvalho Mendes, da EMBRAPA Cerrados.
Conforme a presidente da APAJU, Eng.ª Agr.ª Jordana Schiavo, o evento buscou trazer informações sobre as mais novas pesquisas acerca do manejo de solo e concomitante a apresentação de alguns cases de agricultores que desenvolvem e aplicam as técnicas preconizadas mostrando os resultados obtidos.
O evento teve o apoio da Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS).
A diretoria da APAJU avalia os eventos, que foram realizados de forma virtual em função das restrições para combate a pandemia do Covid 19, de forma muito positiva, pois o formato oportunizou a participação de pessoas de várias partes do Brasil. Ao final de cada live foi proporcionado um debate entre os participantes, o que serviu para a troca de experiência e capacitação de engenheiros agrônomos e agricultores.